quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

História e origem da Universidade do Porto


 A Universidade do Porto é constituída formalmente em 22 de Março de 1911, logo após a implantação da República em Portugal. As suas raízes, contudo, remontam a 1762, com a criação da Aula de Náutica por D. José I. Esta escola e as suas sucessoras (Aula de Debuxo e Desenho, criada em 1779; Academia Real da Marinha e Comércio, em 1803; Academia Politécnica, em 1837) serão responsáveis pela formação dos quadros portuenses ao longo do séc. XVIII e XIX, dando resposta às necessidades de pessoal qualificado na área naval, no comércio, na indústria e nas artes.
Em 1825 é fundada a primeiro escola médica do Porto, a Real Escola de Cirurgia, que, transformada em 1836 em Escola Médico-Cirúrgica, será o outro vector de formação da Universidade do Porto.
Paralelamente, a Aula de Debuxo e Desenho dará origem a outras escolas – Academia Portuense de Belas Artes (1836), depois Escola Portuense de Belas Artes (1881), finalmente Escola Superior de Belas Artes do Porto (1950). Esta última transformar-se-á, ao longo do último quartel do séc. XX, nas actuais faculdades de Arquitectura e de Belas Artes da Universidade do Porto.
Se, numa fase inicial, a Universidade do Porto surge estruturada em duas faculdades (Ciências e Medicina), assistiremos ao longo de todo o séc. XX a uma diversificação de saberes e autonomização de escolas. Ainda durante a 1.ª República, surgirá em 1915 a Faculdade Técnica (rebaptizada em 1926 de Faculdade de Engenharia), em 1919 a Faculdade de Letras, em 1925 a Faculdade de Farmácia.
O crescimento da Universidade do Porto durante o regime autoritário nascido do movimento militar de 28 de Maio de 1926 será mitigado: a Faculdade de Letras é extinta em 1928, para ser restaurada em 1961; só a Faculdade de Economia será verdadeiramente criada de raiz neste período, em 1953.
Após a revolução de Abril de 1974, e até ao fim do século, a Universidade do.Porto entrará finalmente em expansão. Às seis faculdades existentes juntaram-se mais oito: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (1975), Faculdade de Desporto (1975), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (1977), Faculdade de Arquitectura (1979), Faculdade de Medicina Dentária (1989), Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação (1992), Faculdade de Belas Artes (1992) e Faculdade de Direito (1994). Hoje, a Universidade do Porto conta com catorze faculdades e uma escola de pós-graduação, a Escola de Gestão do Porto, criada em 1988 e cuja designação passou a ser Escola de Negócios da Universidade do Porto a partir de 2008.



Faculdades:
Ø     Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP)
Ø     Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP)
Ø     Faculdade de ciências da Universidade do Porto (FCUP)
Ø     Faculdade de ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP)
Ø     Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP)
Ø     Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP)
Ø     Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP)
Ø     Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
Ø     Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP)
Ø     Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
Ø     Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP)
Ø     Faculdade de medicina da Universidade do Porto (FMUP)
Ø     Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Ø     Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)
Outras instituições da Universidade do Porto
Ø     EGP – University of Porto Business School (EGP-UPBS)
Ø     Instituto Arquitecto José Marques da Silva (IMS)
Ø     Coral de Letras da Universidade do Porto (CLUP)
Ø     Orfeão Universitário do Porto (OUP)
Ø     Teatro Universitário do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário