terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Praxe Académica

O que é?

 A praxe académica é o conjunto de costumes e tradições entre estudantes universitários. A praxe serve para ajudar o caloiro ou recém-chegados a integrar-se  no ambiente universitário.
 As praxes são divertidos meios de conhecer colegas, quer sejam finalistas ou caloiros.
 Actualmente, a recepção ao caloiro tem sofrido fortes contestações e gerado enorme polémica, chegando a haver instauro de processos-crime.
 A praxe académica é regida por hierarquia: Dux (estudante com mais matrículas), Veterano, Doutor Veterano, Doutor, Pastrano e Caloiro (recém-chegado à universidade).
 A praxe e o uso da capa e batina representam humildade e respeito pelos outros.

 Origem e História:

 A praxe académica surge na Universidade de Coimbra.
 A sua história remonta ao século XIV, praticada pelos clérigos monásticos.
 Mas o seu contexto mais conhecido surge no século XVI, denominando-se de "Investidas".
 Naquela altura a realidade da praxe era bastante dura para os caloiros, o que a levou a ser considerada "selvagem" pelos populares nos finais do século XIX.
 Felizmente, estes actos, praticados na altura, foram abolidos e a praxe actual tem um contexto muito mais abrangente.
 Durante o século XX, a Universidade de Coimbra era o centro de luta com o Salazarismo e a Guerra Colonial. As consequentes represálias geraram a Crise Académica, culminando numa greve aos exames, que levou à suspensão de todas as actividades académicas.
 Com o fim do regime a 25 de Abril de 1974, todo o tipo de actividades académicas foram, em muitas academias, proibídas. O ressurgimento das praxes apenas ocorreu no final dos anos 70 quando as associações de estudantes perdem peso dentro das academias.
 Regra geral a adesão à praxe dos estudantes e a sua participação nas actividades académicas tem sido elevada.
 Na década de 90 surge os primeiros movimentos organizados de combate à praxe, o Movimento Anti "Tradição Académica" (MATA) e o Antípodas.

1 comentário:

  1. Antes de mais quero felicitar este grupo de alunas do 12º B da Escola E.B 2,3/S de Caminha (Diana, Graça, Melissa e Sara) por, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, ter tido a iniciativa da criação deste blogue. Desejo-vos as maiores felicidades no sentido de que o mesmo seja um âxito e sê-lo-á, estou certo, se o grupo for capaz de se organizar como tal, com atribuição de tarefas a cada um dos seus elementos, conforme as capacidades, disponiblidade e apetências de cada um, mas sem nunca perder de vista o espírito de unidade e os objectivos gerais definidos. Muita força e bom trabalho.
    Basílio

    ResponderEliminar